quinta-feira, 24 de março de 2011

..."conheces" Temple Grandin



Temple Grandin, hoje com 60 e poucos anos, é uma mulher americana, doutorada, professora universitária, que se interessa  e estuda  acerca do comportamento animal. Temple é uma mulher autista de alto funcionamento, com dificuldades ao nível da socialização e interacção com os outros, que foram sendo suavizadas com a adaptação dela própria ao resto do mundo. Neste contexto, inventou a máquina do abraço, com o objectivo de acalmar pessoas hipersensíveis.
Foi realizado um filme baseado na história de Temple, um filme que está maravilhoso e espelha, como nenhum outro, o mundo de uma pessoa com autismo.
Quando vi o filme e conhecendo bem as dificuldades de uma criança com autismo pensei: isto na realidade não deve ter sido bem assim com a Temple. No entanto, pesquisei entrevistas dela e ouvi-la a falar é... de cortar a respiração, ela tem uma consciência das suas (in)capacidades como nunca vi! Lindíssimo. 

Deixo o trailer, vejam e digam o que acham.

4 comentários:

L* disse...

O trailer deixou-me bastante curiosa...quero ver o filme!!*

Anónimo disse...

Fiquei entusiasmada!!! Quero ir ver!

Imagina... disse...

Acredita que vais gostar! É inacreditável. E se te interessas pelo tema, vê algumas entrevistas dela, a forma como ela descreve como é que vê o mundo e conta que estratégias arranja para se adaptar a ele, é fantástico!

L* disse...

Vou ver então!*