quinta-feira, 23 de junho de 2011

…lamentações & Companhia

 

[Imagem giraça que o blogger não deixou colocar]

 

Confesso que não tenho grande pachorra para lamentações. Há pessoas que se as encontrarmos na rua por acaso e lhes dissermos: Olá, Então, tudo bem? Isto é suficiente para a pessoa ficar 30 minutos a relatar a desgraça que é a sua vida (e que espremidinho não é assim tão desgraçada, mas pronto).

Claro que toda a gente precisa de desabafar e as pessoas são livres de dizerem o que querem, mas como tudo na vida: o que é demais, farta!

MAS, acho que ainda tenho menos pachorra para as que passam a vida a falar mal de tudo o que existe em Portugal e a pôr todos os outros países numa redoma de vidro!

Eis o exemplo:

Duas mulheres chegaram à paragem do autocarro e esperaram entre 5 a 10 minutos pelo autocarro (numa hora morta do dia, em que há menos autocarros). Entram para o autocarro e começam a conversa.

Senhora A – Credo, estes autocarros, meu Deus, fazem cá um barulho. (o autocarro até era bastante bom, daqueles com música, ar condicionado, com bancos confortáveis e muito espaço para as pessoas irem de pé. Ah e não fazia barulho nenhum!).

Senhora B – É. Em França é que os autocarros são como deve ser!

Senhora A – E não se espera por autocarros! Em França há autocarros de 2 em 2 minutos, seja a que horas for!

Entretanto, e felizmente, eu saí na paragem seguinte e não pude continuar a ouvir esta maravilha!

Mas pergunto eu:

1ª pergunta: Por que raio é que haveríamos de ter autocarros de 2 em 2 minutos a toda a hora? para levar uma pessoa de cada vez? Então nesse caso minhas queridas, temos menos autocarros, mas também somos mais ecológicos. Já que, na minha opinião, esse sistema, a ser verdade, é um total disparate e desperdício de recursos do país.

2ª pergunta: Já pensarem em dizer alguma coisa de positivo sobre o país? Ou neste caso, sobre os autocarros do país? Ou mais especificamente sobre AQUELE autocarro que era bem confortável?

3ª pergunta: De quê que estão à espera? Se França é tão espectacular, se Portugal não vale um tostão furado, se todos os países são melhores que o nosso, estão à espera de quê? Porta da rua serventia da casa, minhas queridas. E com isto, resta-me dizer: bon voyage!

(Último desabafo: irrita-me! oh se me irrita! Nós já não estamos bem, se tivermos os portugueses sempre a dizer mal de nós próprios, então é que não vamos a lado nenhum! Se não gostarmos de nós, quem gostará, certo?)

12 comentários:

Su disse...

Estás certíssima! Quem não está bem, que se mude! O que eu mais detesto é os emigrantes, quando vêm de férias e só o que sabem dizer é mal seja do que for...estradas, serviços, preços...se ano após ano é sempre a mesma coisa, porque vêm cá de férias?

Imagina... disse...

É verdade que os emigrantes têm muito esta postura. Não suporto. Fiquem por lá, escusam de voltar com estas manias.
**

Farruskinha disse...

Concordo contigo!! As pessoa só sabem dizer mal, mas também não fazem nada para mudar :s Isso irrita!!

Imagina... disse...

É isso mesmo! Falam, falam, falam, falam, mas depois... puff!

Ana FVP disse...

É tão bom ver alguém a defender assim o nosso portugalzinho. Adoro o nosso país. Acho-o lindo, cheio de coisas boas. Algumas pessoas precisavam de um pouco mais de alegria. Acho que começavam a ver as coisas de outra forma!

Imagina... disse...

Concordo plenamente contigo! Devíamos lutar mais por nós próprios!**

Nita disse...

Uma vez, estava eu à espera da minha mãe na fisioterapia e estava lá uma senhora que só falava que em França era assim, era assada...ao fim de 15mn a ouvir isto eu disse à senhora...sabe minha senhora há aviões todos os dias e a toda a hora...conclusão, não sei se ela percebeu o que eu quis dizer, mas que se calou, calou...Irrita-me profundamente os emigrante, irrita-me as pessoas a queixarem no posto médico, pelo tempo que estão à espera...enfim coisas que vejo no dia à dia e que sei que lá fora também têm coisas boas e más, é igual...
Estou contigo Imagina, não suporto.

Imagina... disse...

1-0 para ti Nitinha. Tiveste bem. É que detesto isso! lol
Ly**

Karina sem acento disse...

Nem mais! É verdade que temos coisas muito más, e somos um pouco com certas características um pouco irritantes, mas também temos outras coisas maravilhosas, que em mais lado nenhum se encontra.

Mas pronto, olha, à lá português típico, "lá vamos andando, bem ou mal, lá vamos andando!"... ahahahh

Imagina... disse...

LOL. Essa é muito típica mesmo!
Concordo contigo. Temos coisas boas e coisas más, mas devíamos começar a valorizar mais as boas.

Ganas de Viver disse...

É a velha estória de "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha". É cultural e não á facil, nem rápido, de mudar essas mentalidades. Aliás diria até que esse tipo de mentes, estão perdidas nem vale a pena tentar mudá-las. Temos, isso sim, de "formatar" as novas mentes que agora se formam.

Enquanto isso, se estão mal eu diria que nem de avião devem ir, vão mesmo a pé, não vá o avião ser da TAP!

Imagina... disse...

Lol!

Gostei da piada da TAP, ou encontram um avião tb francês ou será mesmo melhor ir a pé sim. ;P

Quanto às mentalidade, a velha história da galinha para andar sempre connosco. Concordo contigo, resta-nos limar as arestas que nascem agora.
**